domingo, 14 de dezembro de 2014

Arquivo Histórico do RS

 Diretor: Márcio Tavares dos Santos
A história do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul inicia em 1906, com a criação do Arquivo Público do Estado – APERS. Em 1925 foi anexado ao Museu Júlio de Castilhos, quando surgiu a denominação hoje corrente, de Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Seu surgimento como instituição independente, porém, ocorreu somente em 29 de janeiro de 1954, quando foi criada a Divisão de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura.
A instituição tem como função primordial a guarda e a conservação da documentação histórica de origem pública e privada. Seu acervo remonta aos primeiros anos de ocupação efetiva do solo rio-grandense pela Coroa Portuguesa. Além da documentação proveniente das várias funções exercidas pelo Poder Público, o AHRS destaca-se pelos arquivos particulares recebidos através de doação ou compra, como por exemplo: Borges de Medeiros/ Sinval Saldanha, João Neves da Fontoura, Francisco Brochado da Rocha, Alfredo Varela e outros. Além disso, existe farta documentação sobre a colonização do estado por imigrantes.
Atendimento ao público:
O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul está localizado no prédio do Memorial do Rio Grande do Sul.Rua Sete de Setembro, 1020- 2º andar, Centro-Porto Alegre-RS  Cep: 90010-191-Telefone 3227.0882
E-mail: 
ahrs@sedac.rs.gov.br
A pesquisa no AHRS, em geral* , é gratuita, sendo os pesquisadores amparados pelo corpo técnico, composto de profissionais da área da História. Os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira das 10h às 18h com exceção da segunda-feira que inicia-se às 14h.
* exceções existem para situações especiais.
Siga o AHRS no twitter: twitter.com/arquivohrs
Arquivo Histórico do RS
Rua Sete de Setembro, 1020 – Centro
CEP 90010-191
Telefone: 32270883  / 32270882
e-mail: 
ahrs@sedac.rs.gov.br
Márcio Tavares dos Santos









Nenhum comentário:

Postar um comentário